Senadores comemoram resultado de testes de vacina contra o novo coronavírus

Da Redação | 09/11/2020, 18h33

O anúncio de testes bem sucedidos com uma das vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o novo coronavírus, feito nesta segunda-feira (9), teve repercussão entre os senadores. A notícia veio da Pfizer, uma das empresas farmacêuticas que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra covid-19. Segundo a empresa, dados iniciais de um estudo apontaram 90% de eficácia na prevenção da doença.

“É a mais alta taxa de efetividade — um nível de sucesso comparável ao da vacina contra o sarampo — apresentada entre os imunizantes em teste com voluntários. Desenvolvida junto com o laboratório alemão BioNTech, a vacina está prestes a concluir sua última fase de testes, que conta com a participação de cerca de 44 mil voluntários”, comemorou o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) pelo Twitter.

As empresas afirmaram que, até o momento, não foram encontrados problemas de segurança com a vacina em testes. A expectativa é de que a autorização para o uso emergencial da vacina nos Estados Unidos seja pedida ainda neste mês. Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a notícia traz a esperança de dias melhores. “No meio de tanta notícia ruim, saber que a vacina está próxima nos dá esperança. Dias melhores precisam vir!”, afirmou Randolfe pelas redes sociais.  

Economia

Além de comemorar a esperança trazida pela notícia, Alvaro Dias também mencionou o reflexo do anúncio nas bolsas de valores mundiais. “Os principais índices globais operam em forte alta nesta segunda-feira (09/11) com o anúncio da eficácia da vacina da Pfizer contra a covid-19. (...) O anúncio da Pfizer ofusca o aumento de casos da doença nos EUA e na Europa, que adota medidas de lockdown para conter a segunda onda de infecção”, afirmou o senador.

A notícia sobre os testes também foi compartilhada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que pelo Twitter comemorou: “Esperança”. Já o senador Plínio Valério (PSDB-AM) compartilhou outra notícia sobre a expectativa de produção de 50 milhões de doses ainda em 2020. As doses seriam suficientes para imunizar 25 milhões de pessoas.

Pesquisadora

Também teve repercussão entre os senadores a escolha do nome da brasileira Luciana Borio para compor o conselho consultivo para o combate à covid, que deve auxiliar o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden. O nome da brasileira foi anunciado pela equipe de transição do governo norte-americano. A notícia foi compartilhada pelos senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES).

“Saudamos e desejamos todo sucesso à cientista e pesquisadora brasileira Luciana Borio, que assume papel-chave para o combate à Covid-19 na equipe do presidente eleito dos Estados Unidos”, disse Contarato pelo Twitter.

Luciana Borio é médica e pesquisadora de saúde. Ela já trabalhou no FDA (Food and Drug Administration), que tem um papel semelhante ao desempenhado pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)