Plínio critica Barroso e diz que Senado é que deve decidir sobre Chico Rodrigues

Da Rádio Senado | 20/10/2020, 16h18

Em pronunciamento nesta terça-feira (20), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) condenou a atitude do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar por 90 dias o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Plínio esclareceu que não está fazendo uma defesa corporativista do colega, nem julgando o mérito das acusações que pesam contra o parlamentar, mas disse que não pode compactuar com a decisão, que na sua opinião não cabe a um ministro do STF.

O senador explicou que diante do pedido de Chico Rodrigues de se licenciar por 121 dias, Barroso suspendeu os efeitos de sua decisão e desistiu de levar o caso ao Plenário do Supremo Tribunal Federal.

Para Plínio, o Conselho de Ética do Senado deve analisar a situação de Chico Rodrigues e, se for o caso, puni-lo. O senador acrescentou que diversos ministros do Supremo vêm, equivocadamente, legislando sobre diferentes temas, quando isso é uma prerrogativa do Congresso Nacional.

— O Senado é a única instituição que pode falar de igual para igual com o Supremo, já que eles se acham os todo-poderosos e a gente tem que mostrar que não são. A [CPI da] Lava Toga está aí para ser instalada ou não; impeachment de ministro, tudo isso nós podemos fazer — afirmou.

                        

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)