Senadores pedem respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente

Da Redação | 13/10/2020, 17h43

Ao celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, senadoras e senadores destacaram nas redes sociais a necessidade de respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Lei 8.069/1990, que criou esse estatuto, completou 30 anos de existência.

Paulo Paim (PT-RS) disse que, com esse estatuto, o Brasil possui um dos instrumentos mais eficazes para a defesa dos direitos humanos da criança, com reconhecimento internacional. Ele ressaltou que “o Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser respeitado pelos governos — federal, estaduais, municipais — e colocado em prática na sua totalidade”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) declarou em suas redes sociais que “o trabalho infantil ainda é um câncer em nossa sociedade e é resultado também dos ataques ao ECA e do não investimento em políticas públicas para o público infanto-juvenil. Um Dia das Crianças feliz é um dia em que possamos comemorar a erradicação do trabalho infantil e de todo tipo de violência contra as crianças. Feliz Dia Das crianças é investir adequadamente no Fundeb, e não desviar recursos para outras 'prioridades'”. Rogério Carvalho (PT-SE) também se mostrou preocupado com o trabalho infantil, e espera que o ECA seja cumprido. “Infelizmente, cenas de criança em trabalho infantil, crianças pedindo esmolas e morando na rua, voltaram a assombrar nosso país. Lugar de criança é na escola, estudando e preparando o seu e o futuro desta nação”.

Lasier Martins (Podemos-RS), por sua vez, defendeu o acesso ao ensino público de qualidade. “Neste Dia das Crianças, desejo que todas tenham acesso a ensino público de qualidade, para que possamos viver o mundo tão sonhado por todos nós”.

Jaques Wagner (PT-BA) salientou o compromisso com a preservação do meio ambiente. “Cuidar da infância e proteger o meio ambiente são deveres da nossa geração com o mundo e a humanidade. Esse é o compromisso que devemos reforçar neste Dia das Crianças, trabalhando para que elas tenham proteção integral e seus direitos garantidos. Toda criança precisa de condições dignas para viver, brincar, estudar e aproveitar sua infância de forma plena e segura. Um feliz dia para todas as crianças baianas e brasileiras”.

Fotos antigas

Muitas pessoas compartilham fotos antigas no Dia das Crianças. Foi o caso do senador Romário (Podemos-RJ), que compartilhou uma foto sua quando criança e escreveu: “Dia de relembrar que esse garotinho aí, cheio de sonhos, nem imaginava aonde ia chegar. Ter o apoio e o amor dos meus pais foi fundamental para me tornar o homem que sou hoje. ”

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) também compartilhou uma foto sua da infância. “Quando vejo essa foto, lembro com muito orgulho de toda a trajetória até aqui. Hoje é dia de relembrar da nossa infância, dos nossos sonhos, da importância do apoio dos nossos pais e familiares na nossa formação e olhar para o futuro.”

Weverton Rocha (PDT-MA) também lembrou da importância da presença dos pais na vida das crianças. “O maior presente que você pode dar nesse dia das crianças é a sua presença. Brinque, divida, conte histórias, participe da vida dos pequenos. Juntos, criaremos um mundo mais humano e solidário.”

Também celebraram a data, entre outros, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e o senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Nossa Senhora Aparecida

Os parlamentares também celebraram nas redes sociais o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também comemorado em 12 de outubro. “Que nestes tempos difíceis, Maria, com sua compaixão e amor de mãe, volte seu olhar ao nosso povo e interceda por nós. Viva Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, escreveu o senador José Serra (PSDB-SP). “Que Nossa Senhora abençoe nossas crianças com alegria, saúde e paz”, desejou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). “Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mãe que abençoa e protege nossa nação”, agradeceu o senador Elmano Férrer (PP-PI).

“Nossa Senhora de Aparecida é a padroeira do Brasil e hoje [segunda-feira, 12] é o dia de homenageá-la. Independentemente de religião, nosso pai todo poderoso é um só. Que nossa nação seja abençoada e amparada sempre”, publicou o senador Eduardo Braga (MDB-AM). “Celebramos hoje [segunda-feira, 12] o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, a quem agradecemos à vida e a quem pedimos proteção para todos os brasileiros, especialmente para as nossas crianças, que também comemoram hoje o seu dia”, publicou o senador Temário Mota (Pros-RR). Por sua vez, o senador Dário Berger (MDB-SC) fez a seguinte publicação: “Na cabeceira da cama, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Costumo diariamente agradecer e pedir proteção. Hoje [segunda-feira, 12] não foi diferente. Que a padroeira do Brasil abençoe esse país!”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)