Lasier e Girão pedem urgência para projeto que acaba com voto secreto na eleição da Mesa

Da Redação | 06/10/2020, 18h46

Durante as votações em Plenário remoto nesta terça-feira (6), os senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Eduardo Girão (Podemos-CE) pediram a votação do projeto de resolução que institui o voto aberto nas eleições da Mesa Diretora do Senado Federal.

De autoria de Lasier, o PRS 53/2018 torna obrigatório o voto ostensivo nas eleições para todos os cargos da Mesa (presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes) e para presidente e vice das comissões permanentes da Casa. Ele disse que o requerimento pedindo a urgência será apresentado com as assinaturas de 22 senadores.

—Quando assumiu, Davi disse que acabaria com o sigilo. O voto para presidente da Casa não precisa ser secreto. Que o presidente Davi Alcolumbre coloque em votação o mais breve possível para que tenhamos voto aberto na eleição de fevereiro do ano que vem — disse Lasier.

Em seguida, Eduardo Girão apoiou o pleito do colega e afirmou que o voto aberto “é um desejo da sociedade brasileira legítimo”. Para ele, será positivo para a democracia o Senado ser mais transparente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)