Confúcio Moura defende investimento em tecnologia da informação no setor público

Da Rádio Senado | 06/10/2020, 15h32

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu, em pronunciamento nesta terça-feira (6), mais investimentos na digitalização de dados e na interconexão dos órgãos da administração pública dos três entes da Federação. 

Ele afirmou que, por causa do atraso hoje existente, o contribuinte brasileiro sofre duplamente, ao ter um atendimento público caro e demorado. O senador citou vários exemplos para confirmar sua tese, como o de pais que têm de madrugar na porta de uma escola pública para conseguir uma vaga para o filho, em vez de fazerem a matrícula pela internet.

O mesmo vale para quem precisa do INSS, continuou o senador, ao afirmar que muita gente está passando fome porque, com o benefício suspenso, não consegue marcar uma perícia médica para saber se deve ou não continuar afastado do trabalho.

Se o prontuário de um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) for digitalizado e disponibilizado na internet, o médico que eventualmente atender essa pessoa já terá todas as suas informações e não solicitará exames já feitos anteriormente, disse.

— O sistema bancário já avançou, deslanchou. Nos bancos, você faz transferência daqui para a França, para os Estados Unidos, para o Pará. Você faz transferência daqui para ali num terminal eletrônico. Os bancos evoluíram. E as prefeituras? Aquelas filas para pagar imposto, mandar aquilo pelos Correios. Não! Hoje, nós temos que resolver essa parada da tecnologia no Brasil.

Confúcio lembrou que, apenas em casos isolados há a interconexão de dados na administração pública. Um exemplo citado por ele é o do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), do governo federal, instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo.

Mas, no geral, o governo federal não "conversa" com os municípios, nem o Ministério da Educação "conversa" com o Ministério da Saúde, lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)