Senado aprova indicada para embaixada do Brasil na República do Benin

Da Redação | 23/09/2020, 15h18

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), a indicação da diplomata Regina Célia de Oliveira Bittencourt para exercer o cargo de embaixadora do Brasil na República do Benin. Ela vai acumular o cargo com a representação brasileira na República do Níger. Foram 37 votos favoráveis e 4 contrários.

O nome da diplomata já havia sido aprovado na pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na segunda-feira (21). Durante a sabatina na CRE, ela destacou que o Benim quer fortalecer a cooperação na área da defesa, já tendo solicitado formalmente ao Brasil assistência técnica no reforço das capacidades das Forças Armadas locais na luta contra o terrorismo, contra a cibercriminalidade e contra a pirataria marítima no Golfo da Guiné. O Benin está localizado na África Ocidental e tem população estimada de 11 milhões de habitantes.

As sessões para escolha de autoridades estão sendo realizadas de forma semipresencial, com alguns senadores em Plenário e outros de forma remota. As votações, no prédio do Senado, podem ser registradas em totens especialmente criados para essas reuniões, colocados em locais estratégicos. A intenção é seguir as recomendações de distanciamento para evitar o contágio e a propagação do coronavírus e viabilizar a forma secreta de votação de autoridades, conforme previsão constitucional. 

mapa  BENIM 

 Área: 112.622 km²

 Capital: Cotonu

 População: 12.864.634 habitantes

 IDH: 0,480 (166º)

 PIB per capita: US$ 2.300

 Exportações brasileiras: *

 Importações brasileiras: *

* Dados não disponíveis

** Área de abrangência da embaixada brasileira: Benim e Níger

mapa
 

Fontes: CIA World Factbook, ONU e Ministério da Economia


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)