Senado aprova Nestor Forster para a Embaixada do Brasil em Washington

Da Redação | 22/09/2020, 17h29

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (22) a nomeação do diplomata Nestor José Forster Junior para comandar a embaixada brasileira em Washington (EUA). A Mensagem (MSF) 86/2019 recebeu 47 votos favoráveis e três contrários.

Nestor José Forster Junior é de Porto Alegre, graduado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em História pela mesma instituição. Ingressou na carreira diplomática em 1986, e, desde então, ocupou cargos como chefe do Setor de Política Comercial da Embaixada em Washington (1992 a 1995); chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União (2002); chefe do Setor Financeiro da Embaixada em Washington (2003/06)  e mais recentemente encarregado de Negócios da Embaixada em Washington, cargo ocupa desde 2019.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em fevereiro deste ano. Ao falar aos senadores, Forster disse que há perspectiva de aumento em cooperação com os Estados Unidos na área militar e de defesa, uma vez que o Brasil ganhou o título de aliado preferencial extra da Otan. A embaixada, segundo ele, tem o desafio de aprofundar a cooperação científica, tecnológica e espacial porque o Brasil está sendo convidado a integrar importantes projetos em centros de pesquisa norte-americanos.

 O diplomata também falou da Amazônia, área que considerou de "interesse comum" aos dois países. Forster sugeriu convidar os parlamentares dos EUA para conhecer a realidade da região, "separando mitos ou fake news e enfrentando os temas com realismo".

— Nosso trabalho é esclarecer certos exageros, desfazer a fumaça. Mostrar que o governo brasileiro continua comprometido com o desenvolvimento sustentável, mas existem duas pernas, uma delas é a sustentabilidade e o meio ambiente, mas há também o desenvolvimento econômico — afirmou aos senadores à época.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)