Girão pede rapidez na distribuição de medicamento à base de cannabis

Da Rádio Senado | 22/09/2020, 16h07

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (22), que mais de 29 senadores enviaram pedido para que o Ministério da Saúde agilize o processo de distribuição gratuita de medicamento à base de Cannabis. Segundo Girão, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já deu declarações públicas afirmando que o processo para que o medicamento entre na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) já foi iniciado.

— Isso vai evitar que se plante, pois o medicamento vai ser feito em laboratório. Já existe tecnologia pra isso, já é feito isso em vários países, para que seja fornecido às famílias e não precisem mais plantar a maconha em território nacional.

O senador criticou o PL 399/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes de Cannabis sativa.

— A Polícia Federal disse que não tem como fiscalizar. Seria um prato cheio para quem quer fazer coisa errada, quem quer usar a dor dessas famílias para ampliar o tráfico. Quando a maconha é liberada, o tráfico aumenta e o consumo explode, porque vc passa uma mensagem para a juventude de que o governo liberou e é legal — afirmou Girão. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)