Comissão de Relações Exteriores fará mutirão para sabatinar diplomatas

Da Redação | 11/09/2020, 16h24 - ATUALIZADO EM 15/09/2020, 11h50

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado promove na segunda-feira (21) sua primeira reunião com votação presencial desde meados de março, quando começou a quarentena em razão da pandemia do coronavírus. 

Ao longo do dia, a CRE fará três reuniões deliberativas para sabatinar 32 diplomatas indicados para chefiar embaixadas do Brasil. O presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), informou que as reuniões serão realizadas na sala 3 da Ala Alexandre Costa e a primeira terá início às 8h.

Serão feitas 11 sabatinas pela manhã, mais 11 à tarde e 10 à noite, seguidas das respectivas votações.

Os senadores poderão participar das reuniões presencialmente ou de forma remota pelo aplicativo Zoom, apenas para a leitura e o debate dos relatórios. As votações, que têm de ser secretas quando se trata de aprovar ou não autoridades e embaixadores, serão presenciais na sala 3 e por drive thru, em urnas eletrônicas instaladas na entrada próxima à Secretaria de Polícia Legislativa, perto do estacionamento subterrâneo. 

A pauta detalhada das reuniões será divulgada em breve pela CRE. Na lista de diplomatas a serem sabatinados e votados há indicados para Costa do Marfim, Benin, Burkina Faso, Iraque, Irlanda, Angola, Senegal, Mali, Estônia, Zâmbia, Cabo Verde, Chile, Argentina, Países Baixos, Israel e outros. 

Depois de passar pela CRE, todas as indicações ainda terão que ser votadas pelo Plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda neste mês. É de responsabilidade privativa do Senado a aprovação prévia, por voto secreto e após sabatina, de indicações do Executivo para ministros do Tribunal de Contas da União, integrantes de tribunais superiores, procurador-geral da República, chefes de missões diplomáticas e diretores de autarquias e de agências reguladoras. 

As reuniões podem ser acompanhadas pela TV Senado, Rádio Senado e Agência Senado ou pelo e-cidadania.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)