Museu do Senado lança exposição virtual sobre transição da Monarquia à República

Da Comunicação Interna | 08/09/2020, 17h49

Durante a Semana da Pátria, o Museu do Senado exibe em sua página na internet uma exposição virtual com o tema Brasil: da Monarquia à República. A exposição apresenta vídeos e obras de arte, além de fotografias, charges da época, documentos históricos, mapas e gráficos. A iniciativa é do Museu do Senado e da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação do Senado.

Segundo o coordenador do Museu do Senado, Alan Silva, a exposição foi produzida para ser vista em qualquer tipo de computador ou celular. Ele destacou que os organizadores da exposição virtual privilegiaram a simplicidade, valorizando conteúdos em vez de recursos visuais de ponta, para alcançar o máximo possível de visitantes — inclusive aqueles que não dispõem de internet rápida ou de equipamentos de alta performance.

— Nosso principal objetivo é levar a história ao cidadão — diz Alan, lembrando que a exposição traz sobretudo imagens colhidas em fontes externas, mas também apresenta peças do acervo permanente da Casa, além de vídeos produzidos pela TV Senado.

A exposição

Brasil: da Monarquia à República mostra como um regime político apoiado na monocultura do café e no poder dos grandes proprietários de terras se tornou obsoleto para atender às aspirações de uma população que se urbanizava e na qual novas elites pregavam maior autonomia em relação à Coroa portuguesa.

A exposição contém 15 galerias virtuais, antecedidas por painel de apresentação.

O curador da exposição, José Dantas Filho, que é professor de história e consultor do Senado, explica que a República nasceu da incapacidade do Império para satisfazer as demandas de novos segmentos sociais, que emergiram a partir da decadência da escravidão e do desenvolvimento dos serviços urbanos. Esses setores incluíram uma nova classe média, formada por militares, profissionais liberais e servidores públicos; uma burguesia industrial nascente; e os trabalhadores livres, até então totalmente privados de qualquer participação política.

— Toda mudança política de vulto tem a ver com o descompasso entre a realidade econômica e social e a estrutura institucional. Se o sistema político não dá espaço às novas forças sociais que emergem, elas criam esse espaço mudando o sistema político — afirma José Dantas.

Ao longo da exposição, os visitantes encontrarão sugestões de livros que podem ser baixados gratuitamente na página da internet da Livraria do Senado, além de referências para as fontes utilizadas na exposição (a maioria disponíveis na Biblioteca e no Arquivo do Senado).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)