Dia Mundial da Alfabetização é celebrado por senadores nas redes sociais

Da Redação | 08/09/2020, 19h10

Os senadores celebraram em suas redes sociais, nesta terça-feira (8), o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2019 indica uma taxa de analfabetismo de 6,6% entre brasileiros com 15 anos ou mais, o que representa cerca de 11 milhões de analfabetos no país.

O senador Styvenson Valentin (Podemos-RN) destacou os desafios que isso representa: "O Brasil tem muitos desafios para sanar quanto ao analfabetismo. O Rio Grande do Norte tem 372 mil analfabetos. Desse total, 184 mil têm idade de 60 anos ou mais, o que representa quase metade dos analfabetos do estado (PNAD 2019)”.

Para a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a aprovação do novo Fundeb, por meio da Emenda Constitucional 108, será fundamental para diminuir as desigualdades na educação. Ela fez a seguinte publicação: “Nosso país tem 11 milhões de analfabetos. Mudar esta realidade marcada por desigualdade e descaso. Com o Novo Fundeb, demos um grande passo. Outros projetos, como o Educação Conectada, do qual sou relatora, contribuirão. Continuarei trabalhando muito”.

Já o senador Paulo Rocha (PT-PA) criticou a política de educação do governo federal, ressaltando que é preciso "investir mais em educação, e não reduzir [investimentos], como faz o governo Bolsonaro".

O presidente da Comissão de Educação do Senado (CE), Dário Berger (MDB-SC), lamentou o número de analfabetos no país. Em entrevista à Rádio Senado, ele disse que "poderíamos fazer um mutirão de alfabetização e, com isso, reduzir drasticamente esse número para nós não continuarmos amargando esse índice lamentável". 

A importância da alfabetização para o exercício da cidadania foi destacada pelo senador Romário (Podemos-RJ). “Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização. Data para lembrar que ler e escrever são direitos essenciais quando o assunto é cidadania. Toda criança deve ter acesso à educação de qualidade para crescer como cidadão”, ressaltou ele.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), por sua vez, reiterou a homenagem aos profissionais da educação: “Precisamos trabalhar pela educação na expectativa de dias melhores, de saúde melhor, de educação para todos”.

Os senadores também destacaram o sucesso de projetos de alfabetização em seus estados. Eduardo Braga (MDB-AM) fez a seguinte publicação: “No Dia Mundial da Alfabetização, quero lembrar desse projeto maravilhoso que proporcionou uma nova perspectiva a milhares de pessoas, o Reescrevendo o Futuro. De 2003 a 2009, o analfabetismo foi totalmente erradicado nas zonas urbanas de 37 municípios do Amazonas”.

O progresso do Ceará na alfabetização infantil foi celebrado pelo senador Cid Gomes (PDT-CE). “Hoje é o dia internacional da alfabetização, passo fundamental para a emancipação das pessoas. O Ceará tem avançado muito na alfabetização de suas crianças. Essa é uma conquista de todo o povo cearense que deve ser levada a todos os brasileiros”, ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)