Mecias de Jesus: Roraima não pode ficar sem o Fundeb

Da Rádio Senado | 12/08/2020, 19h26

Em pronunciamento nesta quarta-feira (12), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) declarou que o estado de Roraima não pode ser excluído dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo ele, é o que pode acontecer caso não haja alteração no texto na PEC 26/2020, proposta de emenda à Constituição que torna o Fundeb permanente. Mecias informou que, para impedir que isso ocorra, ele apresentará uma emenda ao texto.

A PEC 26/2020 deverá ser votada pelo Senado na próxima semana.

— Roraima, além de apresentar o menor PIB [Produto Interno Bruto] do país, possui indicadores de qualidade de vida, desempenho escolar e PIB per capita abaixo da média nacional — disse Mecias, acrescentando que "o estado está localizado no extremo da Região Norte, a menos desenvolvida do Brasil".

Indígenas

O senador também afirmou que Roraima possui 587 comunidades indígenas, o que seria a segunda maior quantidade do país. Segundo ele, há cerca 23 mil alunos indígenas, de várias etnias, no estado, que são atendidos por cerca de dois mil professores em 399 escolas.

— Esses alunos indígenas correspondem a 16% da rede escolar de Roraima — ressaltou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)