Senadora propõe criação de diploma para homenagear educadores de destaque

Da Redação | 11/08/2020, 15h38

No Dia Nacional dos Profissionais da Educação, celebrado no dia 6 de agosto, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) apresentou um projeto de resolução que cria o Diploma Cecília Meireles, destinado a homenagear educadoras e educadores que se destaquem nos ensinos infantil, fundamental e médio.

De acordo com esse projeto de resolução (PRS 34/2020), a cada ano o Senado entregará até cinco diplomas a esses profissionais. Os agraciados serão escolhidos por um conselho de senadores, composto por representantes de todos os partidos com assento na Casa.

Segundo Maria do Carmo, o nome do diploma é uma forma de lembrar o compromisso com a liberdade e a vocação pelo magistério manifestados por Cecília Meireles.

— Ela, além de poetisa, também foi educadora e trouxe reflexões importantes em sua época sobre a modernização do ensino, chamando atenção para o direito universal à educação e a autonomia dos estudantes — diz a senadora, acrescentando que "será uma excelente oportunidade de reconhecermos nossos grandes educadores que, muitas vezes, atuam em condições escassas por uma educação de qualidade no Brasil".

A senadora destaca, na justificação de seu projeto, que Cecília Meireles começou a lecionar aos 16 anos, quando diplomou-se pela Escola Normal do Distrito Federal, no Rio de Janeiro. Nas décadas seguintes, afirma Maria do Carmo, Cecília defendeu “sempre a renovação das concepções e das práticas educacionais”. A senadora registra que, desde então, "muito foi realizado", mas o país continua enfrentando grandes obstáculos para atingir uma educação de qualidade.

Vemos homens e mulheres que se dedicam ao ensino com bravura. Enfrentam, comumente, problemas de falta de infraestrutura e de outras condições adequadas; contam com escassos recursos para inovar, além de receberem, em regra, salários bem pouco estimulantes. Não obstante tudo isso, nossos heroicos professores e professoras, assim como educadoras e educadores que não atuam necessariamente nas salas de aula, empenham-se em buscar meios criativos para contornar ou superar as adversidades”, ressalta a parlamentar.

Ainda não há previsão para a apreciação dessa matéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)