Humberto Costa comemora decisões do STF favoráveis a Lula

Da Rádio Senado | 05/08/2020, 16h43

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (5), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conquistou duas importantes vitórias nesta terça-feira (4), em julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Numa delas, a defesa do ex-presidente conseguiu retirar, dos autos relacionados à empreiteira Odebrecht, a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. O senador lembrou que a delação foi juntada ao processo e tornada pública pelo ex-juiz Sergio Moro, às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.

Na opinião de Humberto, esse fato, associado à posterior nomeação de Moro ao cargo de ministro da Justiça por Jair Bolsonaro, comprova que o ex-juiz agiu por motivação política e com o intuito de interferir nas eleições daquele ano.

A outra decisão do STF que beneficia Lula foi a que garantiu à defesa dele o acesso à contabilidade da Odebrecht. O senador disse que, segundo informações, os dados foram alterados e utilizados como prova contra o ex-presidente, que agora terá condições de mostrar sua inocência.

— O próximo passo, agora, é a luta para que o Supremo Tribunal Federal reconheça a suspeição de Sergio Moro para julgar os processos em que ele atuou contra Lula e, com isso, conseguirmos a anulação desses processos e o restabelecimento dos direitos políticos do presidente Lula.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)