Girão reprova declarações de Aras contra a Operação Lava Jato

Da Rádio Senado | 29/07/2020, 18h36

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou a declaração do procurador-geral da República, Augusto Aras, segundo o qual o "lavajatismo estava com os dias contados e precisando de correção". Para o senador, a alegação de Aras causou “surpresa e indignação”. Ele cobrou do PGR explicações públicas à sociedade, que, segundo ele, não aceitará voltar atrás no combate à corrupção.

Girão ressaltou que a Procuradoria Geral da República (PGR) é uma instituição muito respeitada pela sociedade brasileira, que reúne em seus quadros "gente do bem, comprometida e cumpridora de seus deveres”. E que a declaração do progurador-geral, portanto, deixou a todos “estarrecidos”. O senador acrescentou que não aceitará qualquer retrocesso no "avanço da ética no Brasil”.

O parlamentar também fez críticas ao Congresso Nacional pelas deliberações “na calada da noite” sobre abuso de autoridade e ao Poder Executivo, por ter transferido o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Banco Central, ainda durante a gestão do ex-ministro Sergio Moro. Segundo Girão, essas iniciativas têm como propósito “minar” a força-tarefa. Ele acrescentou que se trata de uma questão de Brasil e que não se pode “fazer vista grossa” perante essa situação.

 — A operação Lava Jato é, sim, um ponto fora da curva do nosso país, e tem trazido muitos resultados importantes. Bilhões e bilhões de reais foram recuperados, usados agora também no enfrentamento dessa pandemia de covid-19. Portanto, não pode parar. Tem mais gente para prestar contas. Você vê ataques aos procuradores da Lava Jato em Curitiba e em outros estados também. Estamos vendo um prosseguimento, ao meu ponto de vista, coordenado, orquestrado, para minar essa operação — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)