Paim alerta para alto índice de evasão escolar no Brasil

Da Rádio Senado | 23/07/2020, 15h43

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou, em pronunciamento nessa quinta-feira (23), o alto índice de evasão escolar no Brasil. Segundo ele, as desigualdades na educação do país ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de coronavírus.

— Quase 5 milhões de jovens entre 9 e 17 anos não têm acesso à internet em casa. Como estudar? Eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. São na sua grande maioria pobres, não têm sequer um computador, portanto não estão tendo aulas on-line e nem algum tipo de aprendizagem. Já aqueles que têm acesso a internet, a conexão é precária ainda.

Para auxiliar os estudantes de baixa renda, Paim apresentou o PL 3.462/2020, que prevê o "auxílio-conexão" para dar acesso à educação a distância gratuita por meio de internet banda larga durante o período de calamidade pública.

Fundeb

O senador afirmou ainda que o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, terá um enorme desafio pela frente, como o problema da evasão escolar, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e um novo modelo para a educação brasileira pós pandemia.

Paim também fez um apelo para que a PEC 26/2020, que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente, aprovada esta semana na Câmara dos Deputados, seja votada urgentemente pelo Senado, já que a previsão constitucional atual prevê o fim do fundo em 31 de dezembro deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)