Comissão da covid-19 aprova audiência com Wagner Rosário, ministro da CGU

Da Redação | 07/07/2020, 11h45

A comissão mista que acompanha as medidas de combate à covid-19, em reunião nesta terça-feira (7), aprovou requerimento de audiência pública remota para ouvir o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. A intenção dos parlamentares é debater e acompanhar com o convidado as perspectivas de transparência, execução orçamentária e financeira e as metas fiscais relacionadas ao enfrentamento da pandemia. A audiência ainda não tem data marcada.

Educação

Os parlamentares também aprovaram a inclusão do nome de Ilona Becskházy, secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, para a audiência pública que vai discutir, nesta quinta-feira (9), a situação da educação brasileira durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Nesta reunião serão ouvidos também Cecília Mota, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os rumos da educação brasileira, seus impactos, desafios, soluções práticas e as perspectivas da retomada do ensino com mitigação dos impactos da pandemia também serão discutidos em outra audiência pública da comissão mista.

De acordo com o requerimento aprovado para essa reunião, que deve ocorrer no fim do mês, foram convidados Ariosto Antunes Culau, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Ademar Batista Pereira, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); Priscila Cruz, presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação; e Karla Priscila, pedagoga e especialista em tecnologia educacional responsável pelo conteúdo digital do portal novaescola.org.br.

Dados científicos

Para a audiência que debaterá a atualização dos dados científicos relacionados à covid-19, informações sobre testes diagnósticos, tratamentos, imunologia, prognóstico da evolução da doença, os congressistas aprovaram a inclusão dos nomes de Jacson Venâncio Barros, diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), e Socorro Gross Galiano, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Crédito

Na audiência desta terça-feira, que debateu as dificuldades de acesso ao crédito de empresas de pequeno porte, também foi aprovada a inclusão do nome de José Edvaldo Nunes, presidente da Federação das Micros e Pequenas Empresas do Ceará.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)