Senadores apresentam projetos de homenagem a Papaléo Paes

Da Redação | 26/06/2020, 15h42

O ex-senador pelo Amapá Papaléo Paes, que morreu na noite de quinta-feira (25) de covid-19, pode dar nome ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá. A homenagem foi proposta na forma de dois projetos de lei no Senado: o PL 3.519/2020, do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o PL 3.520/2020, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). As propostas passam a denominar o centro médico de Hospital Universitário Dr. Papaléo Paes.

Segundo Randolfe, a homenagem é um reconhecimento ao importante trabalho do ex-senador para o povo do Amapá. Papaléo Paes foi referência na área de cardiologia e no trabalho pela melhoria da saúde pública, e também foi prefeito de Macapá, vice-governador do estado e senador.

Para Davi, a história de Papaléo Paes não pode ficar esquecida: “a aprovação dessa proposição será uma maneira de mantermos viva na memória das gerações atuais e futuras o grande papel que Papaléo Paes teve na construção de uma sociedade melhor”, justificou.

Cardiologista

Papaléo Paes nasceu em 27 de agosto de 1952 em Belém e se formou médico pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especializou-se em cardiologia no Rio de Janeiro. No Amapá, chegou a assumir a direção do Hospital Geral de Macapá e a função de secretário de estado da Saúde na gestão de Aníbal Barcellos.

Foi eleito prefeito de Macapá em 1992 e senador pelo Amapá em 2002. O político também foi eleito vice-governador do estado em 2015 e ocupou o cargo até agosto de 2018. O mandato no Senado terminou em 31 de janeiro de 2011. O ex-senador deixa a esposa, Josélia Martins Papaléo Paes, e duas filhas, Juliana Paes e Jacyra Paes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)