Aprovação da PEC para adiar eleições é sinal de maturidade, diz Davi Alcolumbre

Da Redação | 23/06/2020, 22h34

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou satisfação com a aprovação, em tempo recorde, nesta terça-feira (23), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano. Ele disse que o Senado enfrenta a pandemia da covid-19 com um gesto de bom senso e conciliação. O texto segue para a Câmara dos Deputados e a previsão é de que será votado e promulgado rapidamente.

Não era possível realizarmos eleições num momento de inseguranças e incertezas. Quero cumprimentar todos os senadores que fazem esta demonstração histórica de responsabilidade, de maturidade política e de certeza das atribuições de cada um declarou.

Davi atribui a velocidade na aprovação da PEC à consciência do papel do Senado diante de uma crise sem precedentes. Ele avalia que o adiamento do pleito por 42 dias dará tempo para que a questão de saúde pública seja equacionada, preservando a vida dos cidadãos e mantendo a previsibilidade do processo eleitoral.

 Precisamos fortalecer as instituições. Fortalecer as instituições é fortalecer a democracia  afirmou, elogiando também o "papel conciliador" do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

O relator da PEC, senador Weverton Rocha (PDT-MA), também destacou a maturidade dos colegas.

O Congresso Nacional, através do Senado, marca uma posição histórica no país colocando a vida em primeiro lugar  afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)