Paulo Paim denuncia aumento da violência contra idosos na pandemia

Da Rádio Senado | 18/06/2020, 19h13

O senador Paulo Paim (PT-RS) denunciou nesta quinta-feira (18) o aumento da violência contra idosos. De acordo com o senador,  o isolamento social, estratégico para combater a disseminação do vírus causador da covid-19, tem também levado a situações como essa.

Paim mencionou relatório da Organização das Nações Unidas segundo o qual a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento.

O senador ez um apelo para que as pessoas denunciem casos de violência contra idosos pelo Disque 100. Ele ressaltou que a sociedade não pode se omitir “diante de uma realidade tão cruel e que tem se tornado tão cotidiana”.

— É obrigação de todos nós proteger nossos idosos. Um país que não valoriza aqueles que ajudaram a construir a história nunca será um país com um futuro desenvolvido. Quando a falta de respeito virar violência, denuncie, pede a nossa OAB. A pandemia mostrou que nossas sociedades não estão organizadas o suficiente para dar lugar aos idosos com o justo respeito à dignidade e a sua fragilidade.

Paim lembrou a passagem do dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, em 15 de junho, e lamentou a realidade atual.

O senador contou que levantamento do Disque 100 mostra que em 2018 foram registradas mais de 37 mil denúncias contra a pessoa idosa, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

As mulheres, acrescentou Paim, são a maioria das vítimas e o agressor geralmente é um morador da mesma casa que a pessoa idosa. Ele acrescentou que a maior parte das denúncias no Brasil diz respeito a violência física, negligência, violência psicológica, humilhação, hostilização, violência financeira, retenção de salários e destruição de bens.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)