Veneziano defende a prorrogação do auxílio emergencial por dois meses

Da Rádio Senado | 17/06/2020, 17h00

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) defendeu nesta quarta-feira (17) a extensão por mais dois meses do auxílio financeiro emergencial aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. O auxílio é pago em razão da pandemia da covid-19, que gerou paralisação de atividades econômicas.

O parlamentar afirmou que tem insistido, com outros senadores, junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e outras autoridades no intuito de manter essa ajuda em R$ 600, sem que haja redução no valor, como chegou a ser cogitado pelo governo.

Veneziano também considerou importante a aprovação pelo Senado da Medida Provisória (MP 936/2020), que permite a suspensão do contrato de trabalho e a redução de salário e de jornada neste período de pandemia. Para ele, a medida evitou demissões, beneficiando milhões de trabalhadores e milhares de empresários, afetados pela grave redução das atividades econômicas, e agora poderá ser prorrogada.

 Essa medida provisória expirou e precisava ser votada. E nós votamos nesta semana, foi aprovada por unanimidade. E o que ela traz de bom, essa votação e essa aprovação? Ela permitirá, com a sanção presidencial do projeto de lei que foi convertido, que haja, por meio de decreto, a prorrogação [da MP] por pelo menos mais dois meses  afirmou o senador. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)