Rodrigo Cunha apresenta projeto para obrigar o governo a ser transparente sobre a pandemia

Da Rádio Senado | 10/06/2020, 18h09

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) pediu nesta quarta-feira (10) que seja dada máxima urgência à tramitação de proposta (PL 3.160/2020) de sua autoria que obriga o governo federal a dar total transparência aos dados sobre a pandemia da covid-19 e a apresentar um plano nacional de combate ao coronavírus.

Além disso, o projeto determina a criação de um conselho para monitorar as ações de enfrentamento às emergências de saúde pública, bem como um centro de inteligência de dados abertos, disponíveis a todo cidadão.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), criticou a tentativa do governo de modificar a metodologia dos informes sobre a pandemia, que qualificou de perigoso passo. Para ele, é inconcebível que as pessoas não tenham acesso às informações sobre a magnitude e a rapidez da propagação da doença.

 Ocultar esses dados sobre a pandemia é algo da mais alta gravidade. Mais do que manifestar a nossa indignação, também é papel do Senado apresentar saídas, para que precedentes perigosos e que trazem prejuízo à sociedade não se consolidem declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)