Confúcio Moura: comissão vai oferecer dados sobre covid-19 de forma fidedigna

Anderson Vieira | 09/06/2020, 11h30

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) informou que a comissão mista especial de acompanhamento da covid-19 (CN–Covid-19) vai buscar os dados estatísticos sobre a pandemia onde quer que eles estiverem. O parlamentar, que preside o colegiado, disse na noite de segunda-feira (8) que senadores e deputados trabalharão em conjunto com órgãos de controle, com os tribunais de contas dos estados e com as secretarias estaduais de saúde. 

— Devido a essa situação inusitada da falta de transparência de dados por parte do Ministério da Saúde, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nos delegou também essa competência de buscar essa informação onde estiver. E assim será feito. Vamos colaborar com todos os órgãos de controle, com os tribunais de contas, as secretarias de saúde e com os governos estaduais para que a população possa ter esses dados de forma fidedigna — disse o senador, num vídeo publicado no Twitter. 

Para Confúcio Moura, ter informação de forma precisa é essencial para o direcionamento das políticas públicas de combate à doença no país. 

— A informação é importante para a condução do processo. Não podemos trabalhar às cegas e sem esses dados, já que eles existem. Por isso, essa missão dada será cumprida. 

Apoio

A participação da comissão mista no levantamento dos dados foi elogiada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Para ele, esconder ou manipular dados expõe o Brasil ao desprezo perante a comunidade internacional e deixa clara a falta de competência do governo para lidar com esse grave problema de saúde pública.

"Esconder e manipular dados, como forma de escamotear a sua própria desqualificação para lidar com um assunto sério como este, mata pessoas, dificulta o combate e a prevenção, e expõe o Brasil à crítica e ao desprezo internacional. Apoiamos a proposta noticiada agora há pouco, pelo presidente do Congresso e do Senado, de que a comissão mista que acompanha a pandemia utilize apenas dados oficiais emitidos e pelos governos dos estados. Fica patente a inutilidade total deste governo!", disse pelo Twitter. 

Polêmica

A decisão de incluir o Legislativo na publicação e consolidação de estatísticas relativas à pandemia foi tomada após o governo federal ter alterado a forma de divulgação dos números, o que causou reação de especialistas e de parlamentares, que acusam o Ministério da Saúde de falta de transparência. 

Senadores e deputados da Rede, do PCdoB e do PSol recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a divulgação diária dos dados sobre a pandemia e foram atendidos pelo ministro Alexandre de Moraes. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)