Revista do Senado abre seleção de artigos sobre equidade e acessibilidade

Da Comunicação Interna | 05/06/2020, 17h37

A Revista de Informação Legislativa (RIL), editada pelo Senado, iniciou segunda-feira (1º) chamada especial de artigos sobre equidade de gênero, equidade de raça e acessibilidade. Os autores devem enviar os textos até 28 agosto para o e-mail ril@senado.leg.br. Informações completas sobre a chamada estão disponíveis em www.senado.leg.br/ril/como-publicar.

Publicada ininterruptamente desde 1964 para divulgação de artigos inéditos de direito, ciência política e relações internacionais, a RIL é avaliada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como A2 — a segunda melhor nota — na área do direito.

​Segundo o chefe do Serviço de Publicações Técnico Legislativas, Raphael Melleiro, o tema da chamada levou em conta o inciso IV do artigo 3º da Constituição Federal, segundo o qual a promoção do bem de todos, “sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

— A missão da revista é contribuir para a análise dos grandes temas em discussão na sociedade brasileira e, consequentemente, em debate no Congresso Nacional. Em nosso planejamento editorial, consideramos o tema equidade e inclusão muito oportuno, tanto pela relevância para a sociedade, quanto por estar alinhado com as inciativas da direção da Casa.

Os artigos selecionados serão publicados na primeira edição da RIL em 2021. Como a chamada é para uma edição regular da revista, os requisitos para a submissão de textos incluem titulação mínima, que exige dos autores e coautores dos artigos pelo menos o mestrado concluído, ressalta Raphael. Os artigos aprovados pelos pareceristas, mas não selecionados para essa edição, poderão ser publicados em edições posteriores da revista, após consulta aos autores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)