Confúcio Moura pede suporte aos pequenos negócios durante a pandemia

Da Rádio Senado | 04/06/2020, 15h07

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) sugeriu, em pronunciamento nesta quinta-feira (4), que o governo institua um fundo garantidor para que os bancos, especialmente os privados, possam emprestar dinheiro a longo prazo aos microempreendedores que não tenham condições de oferecer garantia em financiamentos.

Segundo ele, essa a medida pode garantir a sobrevivência das pequenas e microempresas que, ao longo da pandemia, estão com as portas fechadas em razão das medidas sanitárias adotadas para minimizar as chances de contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com o senador, os pequenos negócios são responsáveis pela geração de 80% dos empregos. No entanto, devido a sua estrutura, eles não têm capital suficiente para suportar muito tempo sem atender ao público.

Se nada for feito, disse, as empresas não terão condições de honrar os compromissos durante a pandemia e, fatalmente, vão quebrar. E isso gerará desemprego e queda na arrecadação, alertou o senador.

— Se você eliminar estas pequenas empresas, elas podem até reabrir depois, mas elas vão reabrir sem vitalidade, elas vão reabrir sem capital de giro, elas vão reabrir a meia porta. Elas não vão reabrir como era antes. Então, o nosso esforço, é de não matar essas empresas, para, quando a crise da doença passar, elas estarem em condições de voltar à atividade plena, inovadas, diferentes e fortes — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)