Coronavírus: OCDE reconhece importância do trabalho da IFI

Da Redação | 03/06/2020, 18h27

Relatório publicado nesta quarta-feira (3) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca a qualidade das análises da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal sobre a pandemia da covid-19, em estudo comparado de entidades congêneres de 31 países.

Na condição de parceiro-chave da OCDE, o Brasil foi o único não-membro da organização multilateral citado no relatório. Somente o Brasil e mais cinco países (Áustria, Itália, Coreia do Sul, Espanha, e Reino Unido) contemplaram seis das sete categorias de resposta mencionadas no documento.

Entre as iniciativas da IFI destacadas pela OCDE, está a publicação de Relatórios de Acompanhamento Fiscal (RAF) com ênfase na pandemia e suas consequências, nos quais a instituição antecipa projeções fiscais para os próximos anos e elabora cenários diante das variáveis. O relatório elogia a antecipação de um dos relatórios bimestrais, de maio para abril, em razão do aumento da incerteza associada à crise do coronavírus. O IFI também publicou quatro comentários sobre a situação e duas notas técnicas dedicadas ao auxílio da União a estados e municípios e aos cenários para a despesa com o auxílio emergencial aos cidadãos.

A OCDE também sublinhou a participação da IFI na comissão mista de acompanhamento da covid-19 no Congresso Nacional e os recursos oferecidos para análise e acompanhamento em tempo real do impacto fiscal da pandemia. Por fim, a IFI promoveu, em abril e maio, os webinars “Impactos econômicos e fiscais da crise do coronavírus”, “O financiamento da crise do coronavírus” e “Saídas para a crise”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)