Gurgacz critica demora do governo em executar ações emergenciais

Da Rádio Senado | 27/05/2020, 18h37

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) criticou em pronunciamento nesta quarta-feira (27) a demora do governo em executar ações anunciadas ou aprovadas de forma emergencial para conter a crise econômica gerada pelo coronavírus. 

— Se estamos vivendo uma situação de calamidade pública, as ações de ajuda não podem demorar. A verdade é que o governo não está conseguindo fazer com que os recursos liberados para combater a crise econômica, provocada pela pandemia do novo coronavírus, cheguem até quem precisa.

O senador citou como exemplo a MP do Agro, sancionada em abril, que prometia desburocratizar o acesso do produtor rural ao crédito e ampliar em R$ 5 bilhões as receitas de financiamento para o agronegócio (MP 897/2019). Mas, segundo o senador, as facilidades prometidas foram sancionadas apenas para produtores que não estão endividados, o que tornou a medida ineficiente. 

Gurgacz criticou também as linhas de crédito para agricultura familiar. Ele afirmou que elas foram anunciadas como a "salvação da lavoura", mas que continham as mesmas regras que sempre travaram acesso ao crédito pelo pequeno produtor rural e com taxas de juros muito altas.

O senador lembrou ainda que o Senado aprovou, também em abril, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com o objetivo de ajudar o fortalecimento dos pequenos negócios em todo o país. Mas, segundo Gurgacz, a medida foi sancionada na semana passada com quatro vetos que praticamente inviabilizam sua aplicação com efetividade. 

— O dinheiro não está chegando na ponta, não está chegando nos agricultores, nos produtores, nas empresas de modo geral. Numa situação de crise, não podemos criar dificuldades, normas complicadas e restrições para a tomada dessa linha de crédito. Ela tem que ser barata e de fácil acesso — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)