Acir Gurgacz destaca obras do Centro de Prevenção do Câncer em Ji-Paraná (RO)

Da Rádio Senado | 20/05/2020, 16h09

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o início das obras do Centro de Prevenção do Câncer e Reabilitação de Doenças Raras em Ji-Paraná, em Rondônia. 

Gurgacz disse que está envolvido nesse projeto desde 2010. Ele destacou a liderança da deputada Silvia Cristina (PDT-RO), que conseguiu mobilizar R$ 10 milhões de recursos orçamentários com apoio da bancada federal.

O senador afirmou que, anteriormente, foi viabilizada a construção do Hospital de Amor de Porto Velho, com a destinação de mais de R$ 6 milhões em emendas ao Orçamento da União para a fundação Pio XII, mantenedora do hospital e também responsável pela construção do Centro de Prevenção do Câncer.

Gurgacz destacou que, com o hospital Hospital do Amor, mais de 20 mil pessoas deixaram de viajar para fazer tratamento fora do estado.

— Com esse trabalho, estamos criando em Rondônia um polo especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Evitando assim que milhares de pessoas se desloquem todos os meses para tratamento em São Paulo, no Hospital de Barretos, ou em outras grandes capitais como Brasília e Rio de Janeiro.

O senador lembrou que a prevenção e o diagnóstico precoce são as etapas mais importantes para a cura do câncer e, por isso, a obra é tão importante para a saúde da população. Ele prevê que o centro esteja pronto em nove meses, ampliando e melhorando o tratamento de câncer na região central de Rondônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)