Senadora Mara Gabrilli está com covid-19

Da Redação | 19/05/2020, 17h20

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) está com covid-19. Durante a sessão desta terça-feira (19), Davi leu uma carta em que a senadora informa estar com a doença.

Desde o início da pandemia de coronavírus, a senadora está reclusa em seu apartamento, na cidade de São Paulo, de onde participa das sessões remotas do Senado. Ela diz que provavelmente contraiu o vírus de uma de suas cuidadoras, que também está com covid-19, e cuja mãe faleceu na última semana devido a essa doença. A senadora, que é tetraplégica em razão de um acidente automobilístico, ressaltou que, a exemplo de outras pessoas em suas condições, não conseguiria sequer sair da cama sem a ajuda das cuidadoras.

"É preciso alertar para o fato de que eu, senadora da República, com todos os cuidados tomados, não consegui ficar imune à doença. Imaginem quantos brasileiros, espalhados por todo o Brasil, não estão passando pela mesma situação. São pessoas que precisam de um familiar ou um cuidador profissional para se alimentarem, se locomoverem e se higienizarem", ressaltou ela.

Mara Gabrilli informou que o exame que apresentou resultado positivo para a doença foi realizado por ela na segunda-feira (18).

A senadora destacou que já havia protocolado diversas propostas que integram um pacote emergencial para pessoas com deficiência e em situações de vulnerabilidade desde o início da pandemia. E pediu empenho dos colegas para a aprovação das medidas. 

"Se trabalharmos para concretizar essas propostas e esses apoios, além de consubstanciar um manifesto do Senado de solidariedade e respeito diante das limitações alheias, assumiremos um verdadeiro compromisso no resgate da dignidade e da valorização da pessoa humana.".

Mara está sem sintomas severos, mas com perda de olfato e paladar. Por orientações médicas, ela seguirá em isolamento domiciliar e se afastará das atividades pelos próximos 14 dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)