Paulo Rocha defende adiamento do Enem

Da Rádio Senado | 19/05/2020, 16h49

O senador Paulo Rocha (PT-PA) defendeu nesta terça-feira (19) em pronunciamento a aprovação do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o fim da pandemia do coronavírus. De acordo com o parlamentar, isto permitiria que os candidatos se preparassem melhor para o exame, que teve, desde a sua criação, o objetivo de democratizar o acesso às universidades.

— Por isso você vê agora dentro das universidades o filho do trabalhador rural, o filho do pedreiro, o filho do pobre, os negros, os índios — enfatizou.

Paulo Rocha acusou o governo de Jair Bolsonaro de ter uma política de desmonte da educação, com a intenção de diminuir o ensino superior público gratuito e abrir um espaço ainda maior para as universidades privadas, que buscam o lucro, segundo o senador.

Ele considerou que a aprovação do teto de gastos ainda no governo de Michel Temer foi um passo fundamental nesse processo de desmonte, pois retirou recursos das universidades públicas, colocando em xeque a sua qualidade e prejudicando a interiorização do ensino superior.

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)