Senadores celebram o Dia do Assistente Social e o Dia da Família

Da Redação | 15/05/2020, 18h14

Nesta sexta-feira (15) os senadores aproveitaram as redes sociais para homenagear o Dia do Assistente Social e celebrar o Dia Internacional da Família, datas comemoradas anualmente em 15 de maio.

O Dia do Assistente Social homenageia o profissional que atua diretamente nas políticas sociais com o compromisso de defender e garantir os direitos da população. O profissional dos serviços sociais se dedica a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis. O assistente atua nas áreas da saúde, educação, trabalho, justiça, previdência e no combate à situação de vulnerabilidade. Para os senadores, a data deve ser lembrada e comemorada porque os assistentes sociais lutam por uma sociedade mais justa.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) declarou que o assistente social é um membro ativo na luta pelos direitos humanos, por se dedicar na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos: “Parabenizo os profissionais pelo empenho, dedicação e comprometimento com os direitos e com a ampliação da cidadania”, felicitou.

Mesma opinião tem Fabiano Contarato (Rede-ES), para quem a data reconhece o trabalho dos profissionais que passam os dias lutando por uma sociedade mais humana e fraterna: “Parabéns a todos que dedicam seus dias na construção de uma sociedade mais cidadã. Tenham certeza de que a dedicação de vocês faz toda diferença para milhões de brasileiros. Contem comigo como um aliado nessa caminhada.”

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) enfatizou que o assistente social trabalha duro para garantir os direitos e atuação pelo poder público. “Eles entram em nossas casas com respeito, carinho e dedicação, para fazer com que estejamos seguros, felizes e saudáveis, enfrentando todo tipo de dificuldades”, destacou.

Já o senador Romário (Podemos-RJ) agradeceu aos profissionais pelo empenho, dedicação e comprometimento com os direitos sociais, a igualdade e a cidadania: “As sociedades prosperam quando a dignidade e os direitos de todos os povos são respeitados.”

Para Eduardo Gomes (MDB-TO), é responsabilidade do assistente social “amparar pessoas e fazer desta ação sua missão”.

Dia da Família

Em 15 de maio também é celebrado o Dia Internacional da Família. Em 1993, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos. Além de ser uma oportunidade para celebrar os laços de amor que unem as famílias.

Nas redes sociais, os senadores destacaram a relevância da família para superação de tempos difíceis, como o atual momento vivido pelo país em decorrência da pandemia.

Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou ser de extrema importância reconhecer o valor familiar, seja de perto ou a distânci: “A família é o nosso bem maior e deve ser amada e valorizada. Agradeço a Deus todos os dias pela minha família e por tê-la sempre ao meu lado. Aproveite para dizer o quanto você ama sua família, seja a distância ou bem pertinho.”

Para Petecão, a data homenageia a instituição familiar, o que ele determina como um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos. “Neste dia, vale lembrar que família é o grupo de indivíduos que protegem, cuidam e amam você”, ressaltou.

O cuidado e o apoio da família também foram lembrados pelo senador Wellington Fagundes. “Todos os dias peço a Deus que cuide do bem mais precioso que tenho: minha família. Esteja eu onde estiver, meu coração estará sempre com eles. Aqui é onde tenho paz, amor e apoio sinceros e inesgotáveis. Agradeço a Deus por ter me abençoado com uma família tão especial que é meu porto seguro em todos os momentos da vida”, agradeceu.

Já o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) defendeu que a data deve ser marcada como reflexão sobre o papel básico da instituição familiar na sociedade: “Lembremos, também, de seus ofensores, aborto, ideologia de gênero e dos quais precisamos defendê-la com determinação. Saúdo os valores judaico-cristãos da família brasileira.”

Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que a família é o alicerce da sociedade. Já o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) solicitou que todos cuidem de sua família. “Hoje é o dia da família. Neste momento difícil, cuidemos de quem nós tanto amamos”, pediu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)