Marcos Rogério critica ativismo judiciário e pede equilíbrio entre Poderes

Da Rádio Senado | 05/05/2020, 16h05

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) criticou nesta terça-feira (5), em pronunciamento, o protagonismo do Judiciário sobre os demais Poderes e pediu maior equilíbrio nessa relação, para o bem da democracia brasileira. O parlamentar condenou atos antidemocráticos, mas afirmou que o ativismo de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tem frustrado setores importantes da população. 

De acordo com o senador, o próprio processo legislativo tem sido enfraquecido nos últimos tempos porque as grandes reformas e as leis mais importantes só encontram força normativa estável depois que o STF se pronuncia.   

— É a judicialização da função legislativa, a partir de uma interpretação constitucional cada vez mais ativista. Isso também está ocorrendo em relação à própria organização e ao funcionamento da administração. 

Marcos Rogério lembrou que importantes juristas têm apontado esta anomalia e citou especificamente Ives Gandra Martins, que, em artigo, declrou que o Poder Judiciário traz insegurança jurídica ao país quando foge à sua competência técnica e ingressa na política.  

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)