Covid-19: Paulo Paim pede melhores condições para profissionais da saúde

Da Redação | 05/05/2020, 17h22

O senador Paulo Paim (PT-RS) advertiu em pronunciamento nesta terça-feira (5) que não adianta chamar de heróis os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19 se não for dada estrutura para eles trabalharem.

Paim lamentou que a falta de equipamentos de proteção para esses profissionais seja uma realidade no país, assim como a superlotação de leitos nos hospitais que registram filas de espera nos corredores.

Segundo o senador, o país registra 30 mortes entre enfermeiros, técnicos e assistentes da área de enfermagem, devido à covid 19.

— Balanço do Conselho Federal de Enfermagem aponta que há 4 mil profissionais afastados pela doença, 552 com teste positivo. São quase 5 mil denúncias de falta de equipamento de proteção individual, EPIs, para trabalhar. Esse cenário é de terror. O Brasil não pode ser conivente com essa situação — disse.

O senador informou que já apresentou cinco projetos de lei que beneficiam os profissionais de saúde para garantir fornecimento de equipamento de proteção (PL 1.242/2020), auxílio-transporte (PL 1.191/2020), hospedagem durante o período da pandemia (PL 1.195/2020) e auxílio-alimentação (PL 1.190/2020). Outro projeto assegura auxílio-doença para os profissionais dessa área (PL 1.192/2020) pois, no entendimento do senador, a contaminação pelo vírus deve ser considerada acidente de trabalho.

Paulo Paim enfatizou que cada vez mais “precisamos de solidariedade, fraternidade e compaixão”. Ele parabenizou os milhares de brasileiros anônimos que estão atuando como voluntários e as iniciativas voltadas para instituições e comunidades carentes, promovidas por associações, centrais de trabalhadores e diversas entidades. O senador destacou entre elas a campanha Não Demita lançada por mais de 4 mil empresários que visa garantir a manutenção de 2 milhões de postos de trabalho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)