Confúcio afirma que pandemia dá lições sobre desigualdade no país

Da Rádio Senado | 29/04/2020, 16h10

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) relatou as dificuldades da população do seu estado para enfrentar a covid-19 e afirmou que a pandemia dá grandes lições para o Brasil e a humanidade.

Segundo o senador, há subnotificação da doença e o total de infectados pode ser “dez vezes maior” do que o informado pelas autoridades. Ele acrescentou que o número de mortes noticiado não é verdadeiro e que grande parte dos atestados de óbitos registra causa ignorada. Disse ainda que não há mais leitos nos hospitais e as pessoas estão morrendo sem atendimento adequado.

Confúcio Moura defendeu melhor distribuição de renda ao observar que, se a criação do auxílio emergencial foi benéfica, também revelou a existência de milhares de pessoas consideradas invisíveis devido à desigualdade entre ricos e pobres.

— É preciso sentir para se indignar mais do que nunca agora. Nós devemos reaprender a viver. Reaprender a ser senador, reaprender a ser deputado, reaprender a ser prefeito, ser governador e ser presidente. O velho modo tradicional não dá mais certo. A desigualdade nos humilha, nos massacra. Nós teremos que encontrar mecanismos redistributivos diferentes para poder nos refundar, e ter o Brasil como uma nação verdadeira e justa — concluiu Confúcio Moura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)