Wellington comemora novo prazo para elaboração de plano de mobilidade urbana

Da Rádio Senado | 28/04/2020, 16h03

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) comemorou nesta terça-feira (28) a aprovação pelo Senado, nesta segunda (27), da medida provisória que estabelece um novo prazo (até abril de 2021) para que os municípios elaborem os respectivos planos de mobilidade urbana (MP 906/2019). Segundo ele, a decisão foi acertada, uma vez que 95% dos municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes não haviam finalizado o plano.

Na opinião de Wellington, a saúde e a qualidade de vida das pessoas e a força da economia estão diretamente relacionadas à mobilidade urbana; por isso, a questão é tratada como um desafio por gestores de todos os níveis. 

 Existem pessoas que passam mais de quatro horas dentro de um coletivo para chegarem ao seu trabalho e depois retornarem as suas casas, expondo-se a uma fadiga física e mental — disse, lembrando que foi relator da política pública da mobilidade urbana, analisada em 2015 pela Comissão Senado do Futuro.

Wellington aproveitou para defender a retomada e conclusão das obras do veículo leve sobre trilhos na região metropolitana de Cuiabá, ligando a capital mato-grossense a Várzea Grande, no mesmo estado. O empreendimento foi projetado para ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. Afirmando que "a obra mais cara para o contribuinte é aquela que fica inacabada", o senador disse que há dinheiro disponível para financiar a conclusão da primeira etapa e que especialistas defendem uma parceria público-privada na sequência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)