Programação especial sobre Brasília pode ser ouvida na Rádio Senado

Da Comunicação Interna | 27/04/2020, 14h03

A programação especial da Rádio Senado sobre os 60 anos de Brasília está disponível na internet. Celebrada em 21 de abril, a data foi comemorada com música e reportagens sobre a cidade. Segundo o diretor da emissora, Celso Cavalcanti, a intenção é levar esse material aos ouvintes de todo o país. 

— Nós temos a missão institucional de divulgar para o país as informações do que acontece no Parlamento brasileiro. Nada mais justo do que fazer essa homenagem à cidade onde a gente está localizado — disse Celso.

Uma das iniciativas que está à disposição dos ouvintes é a playlist 60 anos de Brasília, com compositores da capital, no perfil da emissora no Spotify: senado.fm/brasilia.

Hoje, a Rádio Senado é transmitida para Brasília e outras 14 capitais. Coordenadora-geral da emissora, a jornalista Leila Heredia lembra que no Curta Musical é possível ouvir curiosidades, como o fato de Brasília ter inspirado muitas música antes mesmo de ser inaugurada. 

O programa mostra ainda que, para a inauguração da cidade, o presidente Juscelino Kubitscheck encomendou a Tom Jobim e a Vinicius de Moraes uma peça musical, a Sinfonia da Alvorada, que ficou pronta somente em 1966.

A data foi tema também de publicações nas redes sociais, como as entrevistas históricas apresentadas no Escala Brasileira, com Renato Russo, do Legião Urbana, que nasceu no mesmo ano da inauguração de Brasília, e com o vocalista, guitarrista e compositor Philippe Seabra, da banda Plebe Rude.

Já o programa Conexão Senado contém reportagens sobre a data, entrevistas com senadores do Distrito Federal e trechos da participação de Lúcio Costa, em audiência no Senado em 1974.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)