Para Lasier, momento não é apropriado para discutir impeachment de Bolsonaro

Da Rádio Senado | 27/04/2020, 15h50

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) afirmou nesta segunda-feira (27) que não é hora de o Congresso Nacional discutir o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, por causa das denúncias de interferência política na Polícia Federal, feitas na última semana pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

Na opinião de Lasier, a prioridade agora é enfrentar as crises sanitária e econômica, o que exige o esforço e a concentração de todos.

Vencida a pandemia e escolhidos os mecanismos para minimizar seus efeitos sociais e econômicos, disse o senador, é perfeitamente possível dar andamento na apuração dos fatos denunciados e, a depender do caso, abrir um processo de impeachment.

 O presidente da República deu margem. As suspeitas que se levantam são muito sérias, a respeito dos motivos para a retirada do delegado Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal. O afastamento de Sergio Moro deu no que deu. Aquela estapafúrdia retirada do Luís Henrique Mandetta. Essas coisas todas, que vêm desde longe, desde a transferência do Coaf para o Banco Central. Entretanto, meus amigos, sejamos, nessa hora, prudentes, sensatos — recomendou.

Lasier acredita que o momento exige da sociedade a concentração de esforços na saúde da população e em propostas de retomada da economia.

Quanto a esse último ponto, o senador disse ser preciso discutir se a saída deve se dar por meio da política liberal do ministro da Economia, Paulo Guedes, ou por investimentos públicos, em grandes obras de infraestrutura para a geração de emprego, como sugeriram o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)