Livros digitais gratuitos são destaque no perfil da Livraria do Senado no Instagram

Da Comunicação Interna | 27/04/2020, 14h06

A Livraria do Senado lançou oficialmente seu perfil no Instagram. A administração da página está a cargo do Serviço de Multimídia (Semid), vinculado à Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf). Segundo o chefe do serviço, Thomas Gonçalves, a intenção é utilizar a ferramenta para divulgar as ações da livraria, como os lançamentos, efemérides, novidades de títulos históricos e jurídicos, as edições trimestrais da Revista de Informação Legislativa (RIL) e, principalmente, os livros digitais gratuitos. Clique aqui e conheça o perfil da Livraria no Instagram.

Esse é o primeiro perfil em rede social da Livraria do Senado, informou Thomas. Segundo ele, a página, lançada em março, foi criada conforme o regimento da Casa e se faz necessária nos dias atuais porque o meio digital apresenta cobertura de comunicação maior do que outros meios tradicionais. Além disso, afirma o servidor, a rede social permite uma linguagem mais intimista e possibilita uma maior aproximação com o público.

— Sentíamos a necessidade de atingir mais pessoas. Os meios tradicionais têm um alcance cada vez menor. Queremos divulgar principalmente os livros digitais gratuitos. Nas redes sociais conseguimos atingir formadores de opinião que podem multiplicar nosso alcance, chegando a mais leitores. Além do que não há custo financeiro para postar — afirmou.

Livros digitais gratuitos

Thomas destacou  ainda que um dos mais importantes serviços prestados pela página é a divulgação do Acervo Digital gratuito da Livraria do Senado na internet. Segundo ele, esse serviço passou a estar disponível desde a criação da Biblioteca Digital do Senado Federal, em 2006, e possui atualmente 187 publicações digitais nas áreas de Direito, Processo Legislativo, História e Literatura para download. Clique aqui e conheça o acervo.  Para o servidor, esse serviço é parte relevante da missão da Livraria, que é democratizar o conhecimento sem visar ao lucro.

— A quantidade de obras oferecidas para download está em contínua ampliação, portanto, vale à pena sempre conferir em nosso site. São diversos títulos na área de direito, legislação, história e literatura para ajudar você, leitor, a enfrentar este período de quarentena. Curta, compartilhe e divulgue nossas obras que, além de disponíveis gratuitamente em versão digital, estão a preço de custo com frete grátis para todo o Brasil — convida Thomas.

Desde o lançamento a página já possui quase 300 seguidores, uma média razoável para o momento, segundo Thomas. A expectativa é que esse número cresça nos próximos meses.  

— Acredito que esse canal é mais um meio de consolidar nossa imagem institucional e lembrar o cidadão desse serviço cuja importância aumenta no contexto de quarentena atual. Quando voltarmos à normalidade, pretendemos ainda divulgar nossa participação em eventos literários, como as feiras de livros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)