Wellington quer acelerar taxação de grandes fortunas

Da Rádio Senado | 24/04/2020, 16h21

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) informou nesta sexta-feira (24) que assinou requerimento para acelerar a tramitação e aprovação do projeto de lei complementar que cria o imposto sobre grandes fortunas (PLP 183/2019), de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Wellington lembrou que a pandemia reduziu drasticamente o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais. Por isso, considera importantes os recursos arrecadados com a nova taxação, que poderiam ser usados na aquisição de respiradores, leitos de UTI e equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde que estão na linha de frente da guerra contra a pandemia de covid-19.

De acordo com o senador, quase 30% da renda do país está nas mãos de apenas 1% dos brasileiros. O Brasil, disse, é um dos países com maior concentração de renda, conforme relatório divulgado pela ONU. Pouco mais de 200 pessoas acumulam uma fortuna de mais de R$ 1,2 trilhão. 

— Esse projeto com alíquota de 0,5% a 1% mira contribuintes com patrimônio líquido superior a R$ 22,8 milhões. Isso significa 12 mil vezes um ganho mensal do cidadão que está situado no limite da isenção do Imposto de Renda — acrescentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)