Girão: Congresso precisa se aproximar mais da população, mas democracia é o único caminho

Da Rádio Senado | 22/04/2020, 16h05 - ATUALIZADO EM 22/04/2020, 18h25

Em pronunciamento nesta quarta-feira (22), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que os parlamentares precisam se "aproximar mais da sociedade", mas ressaltou que a democracia é o único caminho possível. Ele disse "entender perfeitamente" a indignação de parte da população para com a "paralisia" de algumas pautas, como a da aprovação da prisão de condenados em segunda instância, a criação da "CPI da Lava Toga" e a análise de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Disse ainda que algumas medidas provisórias têm tido sua validade vencida "por birra" do Legislativo. Afirmou, porém, que a sociedade não deve "perder as esperanças".

— Não se engane: o caminho é pela democracia. Jamais será por algum golpe ditatorial. Absolutamente! — declarou o senador, para quem é importante a cobrança dos cidadãos para que o Congresso cumpra o seu papel. 

Lembrando que "o voto é a arma" dos cidadãos para mudar o país, Girão disse também que os senadores têm trabalhado no limite de suas forças para conter a crise, que tem caráter global. Mas sublinhou manter a esperança de que, após esse período, tudo será melhor: tanto do ponto de vista pessoal quanto do nacional. Para ele, até as relações comerciais tendem a ser melhores, com os produtos nacionais sendo mais valorizados.

Repasses

Girão anunciou também o repasse de dinheiro de emenda impositiva de sua autoria a municípios cearenses que menos receberam recursos. Segundo ele, os R$ 4 milhões previstos na emenda distribuídos devem ser usados nas ações de combate à pandemia. O senador pediu que a população fiscalize a aplicação dos recursos pelas prefeituras.

 Porque nós já temos notícias, no Brasil inteiro, de desvios que estão ocorrendo, denúncias de desvios. E já se fala, na Câmara dos Deputados, da CPI do Coronão, como teve a do Petrolão, como teve a do Mensalão. Não é possível que a gente vá precisar partir para recolher as assinaturas também no Senado. Já estão recolhendo na Câmara, para uma CPI do Coronavírus — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)