Administração do Senado adota medidas para evitar proliferação da covid-19 na Casa

Da Comunicação Interna | 16/04/2020, 20h00

A Diretoria-Geral do Senado tem adotado uma série de medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus na Casa. São iniciativas como a criação de ferramentas para a realização de sessões virtuais e a suspensão do atendimento presencial, entre outras. A diretora-geral, Ilana Trombka, ressalta que o objetivo dessas medidas é proteger a comunidade, os parlamentares, os servidores e os colaboradores do Senado.

— É fundamental seguir à risca as determinações das autoridades públicas de saúde. E, tanto quanto possível, manter o funcionamento de nossos setores — diz Ilana, lembrando que as decisões estão baseadas em atos da Presidência do Senado, da Primeira-Secretaria, da Comissão Diretora, da Secretaria-Geral da Mesa e da própria Diretoria-Geral da Casa.

Para garantir a votação de matérias importantes e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen) desenvolveu o Sistema de Deliberação Remota, solução tecnológica que permite debates e votações de matérias por meio da internet.

A diretora-geral lembra que o atendimento presencial foi suspenso na Casa. Os trabalhadores imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas foram os primeiros a ter garantido o teletrabalho. O sistema de teletrabalho foi também estendido aos demais colaboradores.

— As pessoas não incluídas no grupo de risco tiveram liberado o registro do ponto eletrônico e devem ajustar suas tarefas ao sistema de teletrabalho, escala ou sobreaviso, em acordo com suas chefias — diz Ilana, lembrando que a administração da Casa providenciou o acesso remoto à rede do Senado e ferramentas para a realização do trabalho por meio da internet.

Informação

A Biblioteca do Senado também suspendeu o atendimento presencial. As dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail () e os empréstimos de livros foram prorrogados. A biblioteca também oferece para o público bases nacionais e internacionais especializadas em saúde, com foco na covid-19. A lista, permanentemente atualizada, pode ser vista aqui.

— O Senado também tem desenvolvido ações para amenizar os impactos do isolamento social. A Diretoria-Geral divulga, às segundas e sextas-feiras, vídeos com apresentações musicais do Coral do Senado, para proporcionar momentos de leveza e bem-estar aos colaboradores durante o período de distanciamento social — informou Ilana Trombka.

O grupo de voluntários do Senado, reunidos na "Liga do Bem", tem promovido ações para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia. As doações têm garantido a compra de cobertores, kits de higiene, cestas básicas, galões de álcool em gel, máscaras e luvas entregues a famílias e instituições que atendem crianças e idosos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)