Plínio defende que idosos sejam liberados de pagar consignados durante pandemia

Da Rádio Senado | 15/04/2020, 16h56

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) insistiu nesta quarta-feira (15) em pronunciamento que os idosos sejam liberados do pagamento dos empréstimos consignados enquanto durar a pandemia da Covid-19. Ele lamentou que sua proposta não tenha sido incluída na pauta do Senado pelo Colégio de Líderes. No entanto, disse estar otimista após combinar com o senador Paulo Paim (PT-RS) um esforço conjunto para levar adiante a matéria. 

— Tive uma conversa muito boa com o senador Paim, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos [CDH] e está direcionando um projeto no mesmo sentido. Então nós estamos nos juntando para que possamos conseguir trazer para a pauta, votar e fazer com que o pagamento dos empréstimos consignados aos idosos seja suspenso enquanto houver pandemia — explicou.

Plínio Valério destacou que essas pessoas tomam os empréstimos por necessidade e nada é mais justo do que agora, neste momento difícil, possam contar com um pouco mais de dinheiro para comprar a comida e os remédios de que tanto precisam.

O senador amazonense comemorou o apoio de mais de 330 mil pessoas no Portal e-Cidadania ao seu projeto de taxação das grandes fortunas, que ainda não conseguiu colocar em pauta. Acrescentou que há mais duas propostas no mesmo sentido e a ideia é unificá-las, estabelecendo uma taxa de meio a 1 %.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)