Governo precisa reduzir impactos na saúde e na economia, diz Gurgacz

Da Rádio Senado | 13/04/2020, 16h07

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou nesta segunda-feira (13), em pronunciamento pela internet, que o governo federal precisa ter mais agilidade para que o Brasil não sofra fortes impactos na saúde e na economia por causa da pandemia do novo coronavírus. Gourgacz disse que a capacidade de empreender e a criatividade dos brasileiros podem tirar o Brasil da crise, mas frisou que o poder público precisa criar condições para que as empresas possam trabalhar e gerar emprego.

— Isso se faz com menos impostos, redução da burocracia, mais credito, renegociação das dívidas e mais assistência técnica para quem quer produzir. Toda crise traz consigo algumas oportunidades — disse o senador.

Gourgacz destacou ainda que o isolamento social se tornou um grande gesto de solidariedade, uma vez que todos estão em casa para salvar vidas. Para ele o momento é de repensar o modelo de sociedade e de democracia do país, em especial no fortalecimento da saúde pública.

— Está claro que precisamos de mais hospitais, de unidades de saúde bem equipadas para atender nossa gente na normalidade e nos períodos de crises como essa que estamos atravessando. Precisamos investir mais em pesquisa, ciência e tecnologia para termos condições de fabricar aqui no Brasil equipamentos, exames, vacinas e remédios para cuidar da saúde da nossa gente — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)