Fabiano Contarato anuncia luta contra redução de direitos trabalhistas

Da Rádio Senado | 08/04/2020, 15h45

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que vai se empenhar para impedir a aprovação, pelo Senado, de qualquer proposta que atinja os direitos dos trabalhadores durante a pandemia.

Ele se referiu especificamente à medida provisória que permite o corte de até R$ 900 nos salários de quem recebe até três salários-mínimos (MP 936/2020).

Fabiano Contarato acrescentou que essa MP autoriza ainda a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias, período no qual o trabalhador ficará sem receber.

Para o senador, é inaceitável o governo não dar mais suporte financeiro para essa parcela da população e, paralelamente, não hesitar em repassar para os bancos R$ 1,2 trilhão, o que foi feito no início da pandemia.

 O que não puder no aspecto legislativo, eu vou demandar o Poder Judiciário. Nessa semana mesmo, nós entramos com uma ação direta de inconstitucionalidade para barrar esses direitos dos trabalhadores que estão sendo violados, esses absurdos. Atuaremos incessantemente aqui no Congresso Nacional contra a redução de salários, contra a suspensão do contrato de trabalho — garantiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)