Ruralistas pedem aprovação de MP que prorroga contratos de fiscais veterinários

Da Redação | 07/04/2020, 16h19

A medida provisória que prorroga por mais dois anos o contrato de 269 médicos veterinários ligados ao Ministério da Agricultura, perderá sua validade na próxima quarta-feira (15). O prazo curto para que o Senado vote a MP 903/2019 já provoca a movimentação da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).

Relator da medida e um dos coordenadores da frente, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que já entrou em contato com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o vice-presidente da Casa, senador Antonio Anastasia, para tentar garantir a análise da MP. Segundo ele, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também está empenhada na votação do texto, que na Câmara foi aprovado por consenso.

— Esses quase 300 profissionais veterinários são parte da brigada que garantem a qualidade e sanidade dos produtos de origem animal de nosso país. A expertise deles é crucial no atestamento das carnes de boi, de frango e de suínos da nossa produção. Sem eles seria impossível exportamos pro mundo todo. Fiscalizam os frigoríficos e locais de processamento dos alimentos, tranquilizando os consumidores brasileiros e nossos clientes internacionais — disse o deputado.

O presidente da comissão mista que analisou a MP, senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), disse estar convicto de que a medida "não perderá seu prazo de validade, uma vez que a repercussão disso seria muito negativa".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)