Que cuidados tomar durante a pandemia? Ouça os conteúdos da Rádio Senado

Da Redação | 07/04/2020, 15h29

Ter acesso a fontes confiáveis de informação é imprescindível para manter-se bem informado sobre assuntos de qualquer natureza. A Rádio Senado preparou uma série de conteúdos de utilidade pública para você lidar melhor com o isolamento social e evitar notícias falsas, que se propagam em tempos de crise como a que o mundo todo passa agora.

Com a pandemia do coronavírus, a facilidade de transmissão, a letalidade e a falta de tratamento comprovadamente eficaz, as pessoas estão deixando de procurar os hospitais e clínicas para o tratamento de outras doenças, o que pode ser um erro grave. No quadro Dedo de Prosa, da Rádio Senado, desta quinta-feira (30), o assunto é a recomendação para procurar um médico em caso de problemas mais sérios de saúde, mesmo em tempo de covid-19, se forem tomados os cuidados necessários para proteção contra o contágio pelo coronavírus. Ouça o áudio do jornalista Adriano Faria para mais informações.

O maior problema do coronavírus que causa a covid-19 é o fato de que não há cura medicamentosa para o mal que se instala no corpo de quem contrai o vírus. Outro problema grave é a facilidade de transmissão. No quadro "Dedo de Prosa" do programa Conexão Senado desta quinta-feira (16), o assunto é a possibilidade de transmissão do coronavírus pelos perdigotos, gotículas de saliva que uma pessoa expele quando espirra, tosse ou até mesmo quando fala. Saiba mais com o jornalista Adriano Farai, da Rádio Senado.

Nesta quarta-feira (15), o quadro "Dedo de Prosa" do programa Conexão Senado aborda três assuntos: o cadastro para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600, a criminalidade na internet em meio à pandemia de covid-19 e um convite para envio de vídeos com dúvidas sobre o coronavírus. Ouça o quadro com o jornalista Adriano Faria, da Rádio Senado.

A pandemia do novo coronavírus tem imposto o isolamento social e muitos cuidados. Nesta terça-feira (14), o quadro "Dedo de Prosa" do programa Conexão Senado, da Rádio Senado, fala sobre a necessidade de mudanças nos hábitos de higiene das pessoas em função da pandemia de covid-19. Ouça o bate-papo.

Com a pandemia do coronavírus e a determinação do fechamento de estabelecimentos, comércios e atividades que aglomeram pessoas para conter o avanço da contaminação pelo vírus, as academias de ginástica também tiveram de fechar as portas.

Com o isolamento social em face da pandemia da covid-19, diminuiu muito o número de doadores de sangue. O quadro "Dedo de Prosa", do programa Conexão Senado, aborda os métodos para a utilização do sangue do próprio paciente em caso de necessidade, como em cirurgias. Ouça o áudio com as informações.

Em entrevista, o médico Alexandre Cunha alerta para a alta disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens. A solução é buscar informações das fontes oficiais, como o Ministério da Saúde. Já o presidente da CPI Mista das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA), defende a prisão de disseminadores de mentiras que envolvam questões de saúde, como no caso do coronavírus. A reportagem é de Rodrigo Resende.

Durante o isolamento social para evitar a disseminação pelo coronavírus, as pessoas precisam sair, vez por outra, para ir ao supermercado, padaria ou farmácia. Nesses casos, como agir para evitar ser contaminado pelo vírus?

O "Dedo de Prosa" da terça-feira (31) debateu os crimes e golpes aplicados na população em meio à pandemia covid-19.  

Ter acesso a fontes confiáveis de informação é imprescindível para manter-se bem informado sobre assuntos de qualquer natureza. Em tempos de crise como a que o mundo todo passa agora com a pandemia do coronavírus e com facilidades de comunicação postas à mão, como os smartphones, o acesso pode representar questão de vida ou morte, dada a facilidade com que as fake news se propagam.

Com as atenções voltadas para a pandemia da covid-19, o quadro “Dedo de Prosa”, do programa Conexão Senado, destacou a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. A doença pode se agravar para quem contrai o coronavírus.

Os garis estão incluídos entre os profissionais que não foram liberados para o isolamento em casa. O quadro "Dedo de Prosa" do programa Conexão Senado,  mostra os cuidados que devemos ter no descarte de diversos materiais para proporcionar mais segurança aos garis. 

Cuidados no uso do álcool gel

Com a pandemia do coronavírus, recolher-se em casa, lavar as mãos e usar álcool gel são as formas mais indicadas para prevenir-se da contaminação. Com isso, o produto derivado do álcool teve uma procura excepcional e sumiu das prateleiras dos supermercados, obrigando o governo a tomar providências para o reabastecimento.

Como afastar as fake news em tempos de coronavírus

Em tempos de pandemia, as fake news podem proliferar em velocidade parecida com a propagação do vírus da covid-19. Como evitar as notícias falsas? Esse assunto é tratado no bate-papo do quadro “Dedo de Prosa” do programa Conexão Senado.

Ampliação do uso da internet em tempo de coronavírus

O quadro "Dedo de Prosa" debate a ampliação do uso da internet, diante da pandemia covid-19. 

Reciclagem de guimbas de cigarro

Em tempo de coronavírus, lembramos que os fumantes constituem um grupo de risco. Mas enquanto não se larga esse hábito, o "Dedo de Prosa" discutiu a reciclagem de guimbas de cigarro. 

Dedo de Prosa: montar uma empresa em casa

Em meio à pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus, o "Dedo de Prosa"  debateu a ideia de se montar uma empresa em casa. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)