Mesa do Senado vai se reunir remotamente na próxima semana

Da Redação | 07/04/2020, 20h15

O Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta terça-feira (7) que a Comissão Diretora do Senado vai se reunir na próxima semana para decidir sobre questões administrativas da Casa. A comissão é formada pelos membros da Mesa do Senado.

A reunião acontecerá através do Sistema de Deliberação Remota (SDR), que os senadores vêm usando nas sessões deliberativas. Ainda não há data definida.

Um dos assuntos em pauta será um requerimento do senador Jader Barbalho (MDB-PA) endereçado ao Ministério da Economia, pedindo informações sobre as reservas internacionais mantidas pelo Banco Central (RQS 161/2020). O senador quer saber o saldo das reservas e a forma como elas têm sido aplicadas na execução da política cambial.

Na sessão deliberativa desta terça, Jader explicou que as questões têm o objetivo de embasar uma avaliação do Senado sobre o uso das reservas no combate à pandemia do coronavírus no país. Ele apontou que, segundo informações da imprensa, o BC possui reservas em dólares no valor de mais de R$ 1,75 trilhão. Com a queda dos juros nos Estados Unidos, esse montante perde rentabilidade e a sua imobilidade acaba sendo custosa para o país.

“Não faz muito sentido manter toda essa reserva a um custo tão alto. O governo pode e deve utilizar parte desses recursos para ajudar no combate [à] Covid-19 e evitar um colapso econômico-social ainda maior”, escreve o senador na sua justificativa para o pedido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)