Marcelo Castro defende medidas para a população no combate à covid-19

Da Redação | 07/04/2020, 15h58

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse nesta terça-feira (7) que a pandemia do coronavírus entrará para a história como uma das mais importantes e danosas que já atingiram a humanidade, como foram a peste negra, na Idade Média, e a gripe espanhola, no início do século passado. Castro também criticou o Ministério da Saúde por não haver adotado desde o início da doença um sistema público eficiente de testagem da população para evitar a contaminação em larga escala.

De acordo com o senador, a doença já atingiu os cinco continentes, deixando dezenas de milhares de mortos. Para ele, diferenciam-se, portanto, as medidas adotadas por cada nação no combate à pandemia. Ao analisar os números, disse, constatou-se que os países do Oriente foram mais eficazes que os ocidentais, que, no início da doença, negligenciaram algumas determinações básicas das autoridades de saúde, como a testagem da população, o isolamento social e o uso de máscaras na prevenção.

— O que eles fizeram de diferente? Basicamente duas medidas importantes que nós não tomamos. Acho que aí está a explicação de todo o problema. É que eles testaram a população para saber quem estava doente ou não, porque muitos são contaminados e não manifestam a doença e, muitas vezes, estão contaminamos e a doença vai se manifestar depois, mas, como não sabem, irão transmitir a outras pessoas. Então, a testagem é fundamental. Outra medida, também preciosa que eles tomaram, que nós não tomamos, foi o uso de máscara — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)