Destaque de Contarato aumenta remuneração de motoristas de aplicativo

Da Rádio Senado | 07/04/2020, 17h21

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) destacou nesta terça-feira (07) em pronunciamento pela internet, a aprovação de um destaque de sua autoria ao PL 1.179/20, determinando que taxistas, motoristas e entregadores de aplicativos sejam melhor remunerados durante a pandemia do coronavírus. Com isso, esses trabalhadores reduzirão o repasse às empresas em até 15%.  

O senador esclareceu que o custo dessa redução não poderá ser repassado pelas empresas ao consumidor final. E lembrou que profissionais como motoristas de aplicativo são expostos diariamente ao risco de contaminação, sem ter direito trabalhista algum, ou seja, não têm férias, décimo-terceiro salário, descanso remunerado, fundo de garantia, plano de saúde nem seguro desemprego.

— Neste momento de pandemia, as empresas têm o dever de dar a sua contribuição e ter a sensibilidade de olhar para aqueles que estão mais vulneráveis. O lucro não pode se sobrepor a um direito humano essencial, proteção e respeito que todo trabalhador merece.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)