Ciro Nogueira propõe aumentar taxação dos bancos

Da Rádio Senado | 03/04/2020, 15h14

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) pediu apoio dos senadores e da população, nesta sexta-feira (3), para a aprovação do projeto de lei que apresentou com o objetivo de aumentar a taxação sobre o lucro líquido de bancos e instituições financeiras, de 15% para 50%, nos próximos dois anos (PL 1.276/2020)

Ele explicou que o Congresso Nacional tem aprovado medidas para socorrer aos brasileiros, mas ainda é preciso assegurar mais recursos para a rede pública de saúde enfrentar a pandemia de covid-19.

Com a nova receita, o senador acredita que estados e municípios poderão se equipar e oferecer melhor atendimento para a população.

— Eu acredito que nesse momento de crise é mais do que justo que os setores que mais lucraram nos últimos anos no nosso país também contribuam mais com ele. Falo aqui dos grandes bancos do nosso país. Conheço poucos setores no mundo, talvez nenhum, que ganhe tanto quanto o setor bancário no Brasil — afirmou.

Ciro acrescentou que, enquanto os brasileiros sofrem com juros altos e taxas muitas vezes abusivas, as instituições financeiras e bancárias registram rendimentos bilionários. Em sua opinião, não é por acaso que este ano o lucro dos três maiores bancos privados do país tenha ultrapassado R$ 68 bilhões.

Segundo o senador, a proposta se soma à do senador Weverton (PDT-MA), que também trata do assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)